domingo, 16 de novembro de 2008
Música Gospel
Com certeza essa é a vertente de composição do rock n’ roll mais difícil de ser falada, pois há poucos elementos de pesquisa.
Folk Music
Jazz
O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias.
Blues
O Blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, define e influencia o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além do ska, soul music e influenciando também na música pop.
Rockabilly
Embora o rockabilly seja considerado como tendo surgido no início dos anos 50, quando Bill Haley começou a misturar jump blues com electric country, pode-se dizer que surgiu pelo desenvolvimento da música country dos anos 40. "Rock Around The Clock", sucesso lançado por Bill Haley em 1955, foi o ponto de partida do estilo, e catapultou as carreiras de diversos artistas do rockabilly. No mesmo ano, entretanto, Elvis Presley iniciou a verdadeira popularização do gênero com uma série de gravações lançadas. O rockabilly também é o estilo usado nas primeiras gravações de Buddy Holly.
Já em 1958, face ao desaparecimento (precoce) de grande parte dos músicos, o rockabilly praticamente desapareceu da música popular norte-americana.
Nos anos 80, The Stray Cats reacenderam um breve interesse no rockabilly.
Música Country
A "capital" estadunidense da música country é Nashville, no Tennessee, pois é lá onde se encontrava a sede de diversas gravadoras do gênero, e onde se realizaram os mais famosos festivais desse estilo musical.
Rhythm and Blue ou R&B
Em suas primeiras manifestações, o chamado rhythm and blues era uma versão negra de um antecessor do rock. Foi fortemente influenciado pelo jazz (com predomínio de saxofone e pouca presença de guitarras) assim como pelo gospel. Os músicos davam pouca atenção às distinções feitas entre o jazz e o rhythm and blues, e geralmente gravavam nos dois gêneros. Não foi só no cenário pop dos EUA, mas também no do Reino Unido durante os anos 60 que o R&B atingiu seu auge. Sem sofrer o mesmo tipo de distinção racial que limitava sua aceitação nos EUA, os grupos musicais britânicos rapidamente adotaram este estilo de música, e grupos como os Rolling Stones e The Animals levaram o rhythm'n'blues a grandes platéias.
O termo caiu em desuso nos anos 60, e foi substituído por soul, porém ressurgiu nos últimos anos para designar a música negra norte-americana abrangendo o pop, neste contexto, só a abreviatura R&B é usada, e não a expressão toda.
Rock n' Roll em Linhas Gerais
O Rock n’ Roll é um estilo muito abrangente de se definir, em linhas gerais ele se desenvolveu na década de 50 e até hoje nos traz grande satisfação pelo resultado de mais de cinqüenta anos de produção musical. As raízes do Rock encontram-se nos bairros negros americanos através do Blues e do Rhythm Blues, além de mesclar a música Country, a música Folk, o Gospel, o Jazz e a música Clássica. Todos esses movimentos juntos formam o Rock n’ Roll uma mistura rápida, dançante, emocionante e pegajosa.
O som do Rock n’ Roll gira em torno de guitarra elétrica ou violão, baixo, bateria e teclado. A maioria dos grupos de Rock são constituídos de guitarra, baixo, bateria e vocal. O primeiro Rock n’ Roll gravado foi Rock Around the Clock de Bill Haley em 1955
Já na década de 60 e nos anos 70, o Rock se desmembrou em inúmeros subgêneros no qual vamos estudar um a um neste blog!!
Long Live Rock n' Roll!!!
