quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Chinese Democracy

Nem Acredito!
Vaza o disco mais esperado do ano ou da década ou século...
Sei lá! Mas ai está Chinese Democracy do Guns n' Roses!
Longa Vida ao Rock n' Roll!

Link pra Download
http://www.megaupload.com/?d=TESWLW3G

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A Invasão Inglesa

Os efeitos do Rock n’ Roll são massivos em todo o planeta, ele não é um simples estilo de música ele influencia o comportamento e as novas tendências. E não é só nos Estados Unidos que o Rock é divulgado, na Inglaterra no Reino Unido o Jazz levou muitos artistas do blues a se interessarem pelo movimento, foi em solo Britânico que o Rock ultrapassou barreiras raciais e foi onde os grandes nomes do movimento viriam a surgir como Beatles, Rolling Stones, The Animals e Yardbirds em 1962 e The Kinks e The Who em 1964 pra citar alguns exemplos.
Já no final dos anos 60 os grupos britânicos começaram a criar novas vertentes como o Garage Rock o nosso Rock de Garagem onde as bandas eram conhecidas por um pequeno público através de gravações simples e a Surf Music apesar de muita gente considerar como sendo um concorrente ao Rock, caracterizou – se pela musicas rápidas com percussão e sons de guitarra com reverbes e ecos.

domingo, 16 de novembro de 2008

Música Gospel

A Música Gospel é a maneira encontrada pelos negros americanos de expressarem suas crenças religiosas foi disseminada através do Rhythm and Blues e levada as grandes massas por artistas como Elvis Presley. Hoje é chamada também de Rock Cristão e sua influência ainda é forte nos redutos evangélicos.

Com certeza essa é a vertente de composição do rock n’ roll mais difícil de ser falada, pois há poucos elementos de pesquisa.

Folk Music

A música folclórica ou folk music, era a música feita pela sabedoria popular. A denominaçāo indicava especialmente a música feita pela sociedade pré-industrial, fora dos circuitos da alta cultura urbana, a música folclórica sobrevive melhor em zonas onde a sociedade, geralmente rural, que ainda não é afetada pela mídia. Assim, muitas destas canções expressam crenças religiosas ou políticas de um povo ou descrevem sua história.

Jazz

O jazz é uma manifestação artística-musical originária dos Estados Unidos . Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias.

Blues

O blues é uma forma musical vocal e instrumental que se direciona no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas espirituais e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.
O Blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, define e influencia o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além do ska, soul music e influenciando também na música pop.

Rockabilly

Rockabilly é um dos inúmeros subgêneros do rock and roll. Tornou-se conhecido durante os anos 1950, devido a artistas norte-americanos. Durante aquela década, o gênero foi impulsionado por batidas atrativas, guitarras e contrabaixos acústicos que eram tocados usando a técnica slap-back (batendo nas cordas, ao invés de puxá-las individualmente).
Embora o rockabilly seja considerado como tendo surgido no início dos anos 50, quando Bill Haley começou a misturar jump blues com electric country, pode-se dizer que surgiu pelo desenvolvimento da música country dos anos 40. "Rock Around The Clock", sucesso lançado por Bill Haley em 1955, foi o ponto de partida do estilo, e catapultou as carreiras de diversos artistas do rockabilly. No mesmo ano, entretanto, Elvis Presley iniciou a verdadeira popularização do gênero com uma série de gravações lançadas. O rockabilly também é o estilo usado nas primeiras gravações de Buddy Holly.
Já em 1958, face ao desaparecimento (precoce) de grande parte dos músicos, o rockabilly praticamente desapareceu da música popular norte-americana.
Nos anos 80, The Stray Cats reacenderam um breve interesse no rockabilly.

Música Country

Música country ou música do interior é a união de estilos populares originalmente encontrados no Sul dos EUA. Suas raízes são encontradas na música folclórica tradicional, na música celta, no Blues, na Música gospel, e na música popular do Século XIX que se desenvolveu até os anos de 1920. Por se tratar de um gênero de homens do campo os instrumentos são o Banjo, Bandolim, Violão e outros. Jimmie Rodgers é conhecido como o Pai da Música Country, que durante sua pequena carreira influenciou grandes nomes como Hank Williams e o maior ícone da Música Country Willie Nelson. Porém, o grande nome da Música Country foi Hank Williams, autor do clássico Jambalaya que é executado em todos os países do mundo como a música que mais representa esse estilo. Outros grandes nomes da Música Country são: Johnny Cash e Bob Dylan
A "capital" estadunidense da música country é Nashville, no Tennessee, pois é lá onde se encontrava a sede de diversas gravadoras do gênero, e onde se realizaram os mais famosos festivais desse estilo musical.

Rhythm and Blue ou R&B

Rhythm and Blues ou R&B foi um termo comercial introduzido no Estados Unidos no final de 1940 pela Revista Billboard. O termo substituiu race music, que era totalmente ofensivo. De certo modo, hoje o rótulo rhythm and blues aplica-se nos EUA a qualquer forma de música pop com artistas negros.
Em suas primeiras manifestações, o chamado rhythm and blues era uma versão negra de um antecessor do rock. Foi fortemente influenciado pelo jazz (com predomínio de saxofone e pouca presença de guitarras) assim como pelo gospel. Os músicos davam pouca atenção às distinções feitas entre o jazz e o rhythm and blues, e geralmente gravavam nos dois gêneros. Não foi só no cenário pop dos EUA, mas também no do Reino Unido durante os anos 60 que o R&B atingiu seu auge. Sem sofrer o mesmo tipo de distinção racial que limitava sua aceitação nos EUA, os grupos musicais britânicos rapidamente adotaram este estilo de música, e grupos como os Rolling Stones e The Animals levaram o rhythm'n'blues a grandes platéias.
O termo caiu em desuso nos anos 60, e foi substituído por soul, porém ressurgiu nos últimos anos para designar a música negra norte-americana abrangendo o pop, neste contexto, só a abreviatura R&B é usada, e não a expressão toda.

Rock n' Roll em Linhas Gerais

O Rock n’ Roll é um estilo muito abrangente de se definir, em linhas gerais ele se desenvolveu na década de 50 e até hoje nos traz grande satisfação pelo resultado de mais de cinqüenta anos de produção musical. As raízes do Rock encontram-se nos bairros negros americanos através do Blues e do Rhythm Blues, além de mesclar a música Country, a música Folk, o Gospel, o Jazz e a música Clássica. Todos esses movimentos juntos formam o Rock n’ Roll uma mistura rápida, dançante, emocionante e pegajosa.

O som do Rock n’ Roll gira em torno de guitarra elétrica ou violão, baixo, bateria e teclado. A maioria dos grupos de Rock são constituídos de guitarra, baixo, bateria e vocal. O primeiro Rock n’ Roll gravado foi Rock Around the Clock de Bill Haley em 1955

Já na década de 60 e nos anos 70, o Rock se desmembrou em inúmeros subgêneros no qual vamos estudar um a um neste blog!!


Long Live Rock n' Roll!!!