Rhythm and Blues ou R&B foi um termo comercial introduzido no Estados Unidos no final de 1940 pela Revista Billboard. O termo substituiu race music, que era totalmente ofensivo. De certo modo, hoje o rótulo rhythm and blues aplica-se nos EUA a qualquer forma de música pop com artistas negros.
Em suas primeiras manifestações, o chamado rhythm and blues era uma versão negra de um antecessor do rock. Foi fortemente influenciado pelo jazz (com predomínio de saxofone e pouca presença de guitarras) assim como pelo gospel. Os músicos davam pouca atenção às distinções feitas entre o jazz e o rhythm and blues, e geralmente gravavam nos dois gêneros. Não foi só no cenário pop dos EUA, mas também no do Reino Unido durante os anos 60 que o R&B atingiu seu auge. Sem sofrer o mesmo tipo de distinção racial que limitava sua aceitação nos EUA, os grupos musicais britânicos rapidamente adotaram este estilo de música, e grupos como os Rolling Stones e The Animals levaram o rhythm'n'blues a grandes platéias.
O termo caiu em desuso nos anos 60, e foi substituído por soul, porém ressurgiu nos últimos anos para designar a música negra norte-americana abrangendo o pop, neste contexto, só a abreviatura R&B é usada, e não a expressão toda.
domingo, 16 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário